Alguns tipos de Pimenta



Pimenta Bhut Jolokia
A pimenta mais forte do mundo, segundo o Guiness Book. Ela atinge o grau máximo na escala scoville que mede a ardência das pimentas, a tabela que coloquei neste blog, e postei explicações sobre a medição. É altamente recomendável que se use luvas no manuseio desta pimenta, ela chega causar um calafrio e até mesmo falta de ar para aqueles que nâo estão acostumados.


Pimenta Americana ou Doce
Apresenta frutos alongados de cor verde intenso e brilhante. O nome propriamente responde, é uma pimenta de baixo aroma e pungência doce, utilizada no preparo de vários pratos da comida brasileira, muitas vezes substituindo o pimentão, geralmente tem pouca poupa e fica muito boa se servida com recheio de queijo.

 Pimenta Cambuci ou Chapéu-de-Frade
Apresenta frutos verdes (imaturos) e vermelhos (maduros) na forma de campânula ou sino.  De pungência doce e aroma baixo é utilizada em saladas e cozidos. Porém se retirar as sementes e rechea-la com frango desfiado, queijo parmessão, o sabor modifica-se, tornando-a saborosa.


Pimenta Chili
Proveniente do México, é uma pimenta extremamente picante, que é utilizada no preparo de pratos mexicanos e italianos, que procuram ter sabores quentes. Ideal para sopas, cremes, molhos cremosos e de tomate, frutos do mar, carnes, aves, vegetais e coquetéis. Diria que o sabor é médio, picante que conseguimos vencer.


Pimenta Dedo-de-Moça
Apresenta frutos alongados de coloração verde (imaturo) e vermelho (maduro), pugência picante baixo e aroma baixo. Mais suave que a malagueta e ligeiramente mais picante que a jalapeno, é uma pimenta saborosa que pode ser encontrada líquida, fresca, em conserva ou desidratada na forma de flocos com sementes, recebendo no nome de pimenta calabresa. É muito utilizada em molhos e uma grande variedade de pratos. A sua picancia trás um sabor diferencial, em pratos finos entusiasma e faz com que desperte vontade de beber algum acompanhamento.


Cumari  
É uma pimenta pequeninha, no máximo 1cm, muito picante, vermelha ou verde, ligeiramente amarga e baixo aroma, a picancia dela por este motivo passa ser leve para molhos. Nativa da mata brasileira, apresenta frutos arredondados ou ovalados, verde (imaturos) e vermelho (maduros).Geralmente nasce entre cafezais, onde o biosistema oferece condições ideais para um desenvolvimento adequado. Encontra-se fresca ou em conserva. O sabor dela em molhos fica magnifico.




Pimenta Habanero
Originária do Caribe e da Costa Norte do México, foi a primeira pimenta a ser cultivada pelos Maias. É utilizada fresca, seca ou em molhos. Tem um sabor muito forte que persiste na boca. As suas cores variam entre amarelo, laranja e vermelho. 



Pimenta Jalapeno
Originária do México, apresenta frutos cônicos de coloração verde claro a verde escuro quando imaturos e vermelho quando maduros. É consumida fresca, processada na forma de molho líquido, conservas, desidratada ou em pó.
Bastante popular no México e Estados Unidos seu nomo é uma homenagem à cidade de Jalapa, capital de Vera Cruz, no México. É utilizada em vários molhos para tacos, burritos e quando seca e defumada, é conhecida como chipotle. 





Pimenta Malagueta
Apresenta variedades com pugência de médio a alto e baixo aroma e frutos alongados verde (imaturos) e vermelho (maduros). É muito utilizada em molhos de pimentas, conservas, como condimento no preparo de peixes, carnes, em feijoadas e no acarajé. 





Pimenta-de-Bode
Apresenta frutos verdes (imaturos), amarelo ou vermelho (maduros), arredondados ou achatados, tipo pitanga. Sua pugência é alta e seu aroma também. É utilizada como condimento no preparo de carnes, arroz, feijão, pamonha salgada e até em biscoitos de polvilho e quando maduros, principalmente em conservas.





  Pimenta-de-Cheiro
Apresenta frutos alongado, arredondado, triangular, campanulado e retangular. Seus frutos quando maduros variam desde o amarelo-leitoso, amarelo-forte, alaranjado, salmão, vermelho até preto quando maduros. Existem variedades com pugência doce, picante baixo e até picante alto. Seu aroma é alto, sendo bastante utilizada em saladas, como condimento para carnes, principalmente peixes.
Pimenta típica da culinária baiana e nordestina, sua presença é obrigatória em pratos como o xinxim de galinha e os bobós. 





Tabasco
Originária do Chile, é encontrada também na Louisiana, onde existe uma grande companhia de pimentas que leva seu nome e a tornou famosa. É uma pimenta saborosa e bastante picante. 
 

    CONSTRUINDOOOOO...
As fotos abaixo foram retiradas de sites da net, uma pesquisa sobre outros tipos de pimenta.
     Confira: a pimenta na tabela, coloquei aqui em ordem de ardência.

01 Raines capsaicin

02 Trinidad scorpion

03 Dorset Naga

04 Naga Jolokia

05 Naga Morich

06 Habanero Chocolar Caribenõ

07 Habanero Red Savina

08 Habanero Mustard

09 Habanero Monzano

10 Habanero Yellow


12 Habanero Orange

13 Habanero Scotch bonnet

14 Cumari do Para


15 Datil Red

16 Bird eye ( piri-piri, malaguetinha )




19 Carolina Cayenne

20 Luna




22 Bahamian Jamaic

23 Malagueta se triturada leva nome de Calabresa

24 Red Amazon





25 Pepper Thai


26 Tatrahura Chillepin


27 Chi chien


28 Lemon hot Drops white

29 Pequin Payaso ou Pepper Pekin