URUCUM e Beneficios.



O Urucum é uma semente, que fica dentro destas capsulas, é muito utilizado para fazer o colorau...
        Aqui agradecemos por conhecer o Urucum da vovó, que recebe este nome porque é retirado do sítioherminia que pertence a vovô Mirtão e vovó Lourdes. Hoje ficamos feliz por sua passagem neste blog, esperamos que tenha gostado do conteudo descrito abaixo: 
Quase tudo sobre Urucum: Colorau, Urucum Baixo, mede-se no máximo 5metros de altura em fase adulta com 10anos. O preço da semente de urucum tem variações: entre R$ 80,00 e R$ 380,00 o kilo de Urucum, depende da qualidade de pureza do produto. O preço justo durante o ano, porque não tem agrotóxicos, 100% natural. Qualidade é o que sempre buscamos porém sem exageros. Ótimo para ser consumido, por estar livre de tratamento químico. produzimos em pequenas quantidades, especialmente para o cliente. Descubra aqui como conservar urucum em sementes por um ano ou até mais.

         Urucum com tratamento químico não aconselho utilizar na culinária, pode resultar em problemas de saúde.

Nomes populares: Urucum, Colorau, Urucu, Açafroa red e Bixa orellana L. / Família das Bixáceas
O Urucum é o nome da semente, depois de beneficiado ele transformará em colorau e continua tendo beneficios, porém o uso da sementes trás beneficos multiplos.

UTILIDADES:
Utilizada pelos índios brasileiros para proteger a pele dos raios solares e como repelente de insetos, e fazer desenhos no corpo,o urucum tem sua origem na América Tropical. Para sair do corpo é preciso de muita água e sabão neutro.
• Para chás com as folhas.
• Para colorir alimentos e realçar sabores.
• Para prevenção de doenças.
• Para manter o intestino em dia chás diariamente.

O QUE USAMOS DO URUCUM?
• As sementes
• As folhas


COMO FAZER colorau?
• Para obter o pó das sementes de urucum que conhecemos como  colorau, esmague-as num pilão de madeira, utilizando junto farinha de trigo ou fubá. Na proporção de 100 gramas de urucum para cada 300gramas de farinha ou fubá, quanto mais esmagar mais forte ficará, algumas pessoas passam o urucum antes no azeite, ele soltará mais rapido a cor. Depois deverá coar o produto e jogar as sementes fora, não morda as sementes ou reutileze, o oleo de dentro da semente é muito forte.
  •  "OUTRO METODO USADO É: Aqueça 4 colheres (sopa) de óleo de soja em uma frigideira e coloque as sementes maduras de urucum, mexendo sempre. Assim que tiver quente (sem estar fumegante) passe para uma tigela e junto 1kg (considerando que vc tem 1kg de sementes) de fubá bem fino e vá esfregando com a mão de pilão até o fubá ficar bem vermelhinho e as sementes ficarem totalmente desprovidas da camada externa vermelha. Em seguida, passe por uma peneira fina. Conserve em vidro escuro e bem fechado.DICA: é preciso paciência. no começo o fubá fica laranja e é comum as pessoas pararem por aí, mas o certo é parar mesmo quando ele estiver realmente bem vermelho."(DINHA MATHEUS)
CHÁ COM FOLHAS: Para obter o chá das folhas, cinco folhas deixadas no sol para secar bem e sem fungos, amasse-as triturando-as, 1 litro de água e 150gramas de açúcar mascavo, para cada 5 gramas de folhas bem secas, não sirva quente demais, pode ser consumido uma vez por dia apenas.
      O chá das folhas tem ação digestiva, relaxante e laxante, assim pede-se o consumo morno, após as refeições não aconselha-se o chá quente.
       Formas de chá, sucos e leites e tudo mais com sementes:
•      1) O chá das sementes Urucum tem ação digestiva e expectorante, com ação laxante assim pede-se o consumo frio e a cada 12 horas. Deixe as sementes dentro de um copo de 300ml de água por 12 horas, coe-as e tome o chá sem açúcar. Não esqueça de coar jogue as sementes, só podem ser utilizadas uma vez.


•     2) As sementes são expectorantes, utilizadas em moléstias do peito, laxante, digestivo, em um chá que terá a proporção de 7 sementes em 300 ml de água e 50gramas de açúcar mascavo por 10 minutos fervendo, deixe esfriar e sirva de preferência bem gelado. Tome uma xícara a cada 12 horas. Não esqueça de coar jogue as sementes, só podem ser utilizadas uma vez.  Neste caso também pode ajudar a perda de peso, mantendo o equilíbrio e regulando o intestino e expulsando gorduras indesejadas.
     
       SUCOS:
   1)    deixe 12 sementes de urucum em 1 colher água mineral ou filtrada, esfregue-a em um pilão de aço até começar soltar cor, não amasse apenas esfregue, depois passe agua dentro coando as sementes, jogue a sementes, e utilize a água colorida no seu suco 1 litro preferido de preferencia natural ou pouco adoçado, recomendo suco de caju, laranja, abacaxi, não guarde o suco tem que ser consumido.
2       outra forma do SUCO, basta deixar as sementes na geladeira em uma garrafa de 1 litro de água com as 12 sementes por 24 horas, as vezes ao abrir a geladeira lembre de agitar esse processo faz ele soltar a cor, por isso prefiro garrafa pet, depois quando der as 24 horas, basta usar a água em suco ou fazer bolo, pão ou até mesmo arroz, não esqueça de coar as sementes.
      LEITE, algumas pessoas usam no leite, então para cada 200ml de leite, use 6 sementes (esfregue-a 1 colher de agua e 6 sementes em um pilão de aço até começar soltar cor, não amasse apenas esfregue) depois passe o leite já morno ou gelado como preferir neste pilão e coe bem, não aconselho usar açucar, pode usar açucar mascavo dá um sabor maravilhoso e não faz mal a saúde.
       **No dia a dia, se quer fazer frango e não quer usar o colorau, quer usar as sementes, pode usar a receita abaixo, a ultima da página. 
LEIA LÁ EM BAIXO.
        A infusão das folhas também atua contra bronquite, faringite e inflamação dos olhos, mas deve ser feita na proporção correta.
        O pó é digestivo, laxante, expectorante, febrífugo, cardiotônico, hipotensor e antibiótico, agindo como antiinflamatório para contusões e feridas. Tanto para o pó obtido com as sementes, como o pó obtido com as folhas, misture água e coloque no local da ferida, não coloque quente, apenas gelado ou temperatura natural, enfaixe o local e deixe agir por 2 horas, depois tome um banho relaxante, faça gradutivamente até sentir melhoras.
        O urucum também é utilizado para afecções do coração. A tintura do urucum é usada como antídoto do ácido prússico (veneno da mandioca).


BENEFÍCIOS:
Uso culinário:
        Usado como corante alimentício, tem também propriedades conservantes ( o popular colorau).
        O urucum é um dos únicos corantes que não fazem mal à saúde; contém cálcio, potássio, ferro, fósforo, vitaminas A, B2 e C.Até 1 g pode ser ingerida para repor carotenos e beta carotenos.
        As sementes verdes dão corante amarelo, as vermelhas dão o corante vermelho conhecido como colorau.
        Para começar obter resultados, faça no minimo 3 meses de tratamento, quem faz nunca mais pará, porque o intestino passa a regular-se e propria pele fica melhor, mais limpa. É preciso de umas 1200 sementes para o inicio do tratamento. Não é caro visto os beneficios que a semente de urucum pode trazer.
( no mercado livre encontra-se a venda produtos de qualidades, cuidado com sua compra, prefira quem coloca suas proprias fotos, disponibiliza de informações e faça envio por pac, sedex ou carta registrada)

Propriedades medicinais:
adstringente, afrodisíaco (sementes trituradas), antiasmática, antibiótica, antidiabética (sementes), antidiarréica, antidisentérica, antídoto do ácido cianídrico, anti-hemorrágica, antiinflamatória, antioxidante, antipirética, bactericida, béquica, cardiotônico, cicatrizante (raiz), corante, depurativa, digestivo (sementes), diurética, emoliente, estimulante, estomáquica, expectorante (sementes), hemostática, hipotensor, laxante, peitoral, protetor da pele, refrigerante (polpa), repelente, vulnerária (folhas).

Indicações:
asma, bronquite, cardite, colesterol, coração, diabete, faringite, vermes, pulmão, febre, moléstia cardiovascular, ferimento, queimadura, inflamação, intoxicação por ácido cianídrico (veneno contido na raiz da mandioca-brava), lavagem de ferida, endocardite, pericardite, anemia, má-circulação, impureza do sangue, hemorróida, triglicerídeos. Tomando chá consegue-se integração de beneficios.

NÃO É MILAGREIRO É APENAS URUCUM.
Como conservar o Urucum da vovó?
1) manter em local seco e bem ventilado.
2) lembre-se depois de aberto deve ser consumido em 120dias* no máximo quando desembalado e deixado com outros chás ou temperos.
3) não coloque dentro da geladeira.
4) verifique se o urucum que comprou está com CNPJ, endereço ou informações em site ou blog sobre o produto e dicas de uso.
5) verifique se o produto é realmente natural.
6) lembre-se melhor comprar pouco pagando mais e  ter produtos sempre frescos para o uso.
7) faça diferentes receitas como sucos, chás, leites, bolos, assim nunca vai acostumar e sempre estará renovando sua juventude. 
8) para iniciar-se no uso indico que compre sementes para os três primeiros mêses.

Como plantar:
     Faça um balaio, ou pegue uma pet de 2litros, misture ½ litro detrito de vaca, ½ litro humus e o restante de terra, mexa bem, e coloque no recipientes.
      Regue por três dias consecutivos durante varias vezes ao dia, para curtir a terra, após os três dias, coloque de duas a cinco sementes em cada recipientes.
      Ao nascer regue diariamente até que a planta atinja 10 cm e após raleie, ou seja, corte as plantas ,menores, deixando apenas a maior.
     Nunca arranque a planta, porque abala a raiz da outra ao lado, recomendo plantar uma semente apenas em cada balaio ou pet, assim deixe algumas sementes caso necessite replante.

Constituintes químicos:
- carotenóides: bixina, metil-bixina, nor-bixina, trans-bixina, b-caroteno, criptoxantina, luteína, zeaxantina;
- flavonóides: apigenina-7-bissulfato, cosmosiina, hipoaletina-8-bisulfato, luteolin-7-bissulfato e luteolin-7-0-b-D-glucosídeo, isoscutelareína;
- diterpenos: farnesilacetona, geranil geraniol, geranil formato, geranil octadeconoato; benzenóide: ácido gálico;
- ácidos graxos saturados e insaturados, açúcares, cálcio, celulose, ferro, fosfolipídeos, fósforo, monoterpenos, óleo fixo, orelina, potássio, proteínas, saponinas, sesquiterpenos, taninos, vitaminas A, B2 e C.
Obs.: a bixina é avermelhada e insolúvel em água e a nor-bixina é solúvel em água.

Contra-indicações/cuidados: gestantes e lactantes. Tóxico para o fígado e pâncreas, uso deve ser moderado, não consumir em altas dosagens.

Efeitos colaterais:
Pode causar variações na taxa de glicose. Obs.: a casca da semente tem efeito tóxico ao pâncreas e fígado, acompanhado de hiperglicemia e aparente aumento de insulina. Por isso adquira sementes ou folhas, porém as sementes são indicadas, prefira produtos sem agrotoxicos.
 Seria apropriado passar pelo seu médico geral de confiança e perguntar para ele se tem algum problema em tomar o chá ou consumir o URUCUM na alimentação.

A semente não provoca em ratas, nenhum sinal de toxicidade aparente, porém, em cachorro, se observou pancreotoxicidade, hepatotoxicidade e incremento aparente do nível de insulina, no ser humano ainda não existe nenhuma comprovação, somente a medicina caseira, que por sua vez tem doses leves.
Está pesquisa foi realizada na internet com diversos sites tudo que foi pesquisado da net está em amarelo, assim o que está de outras cores, aprendemos com a vida passando de geração em gerações e as fotos são do produto que vendemos aqui.

COMPRE AQUI!!! leia com atenção.
Informações:
Metodo da colheita e seletagem: manualmente sempre que alguém efetuar uma compra, produtos sempre fresquinhos.
Plantas: estão no sitio herminia e não utilizamos agrotoxicos, colocamos materiais organicos, folhas  e esterco de vaca nas arvores.
Embalagem:  saquinho plástico simples com minusculos furos para respiração do produto. Para compras acima de 250gramas etiqueta contendo descrição endereço e CNPJ do local onde foi colhido e blog para informações adicionais.
Vendemos em pequena quantidade, entre em contato no mercado livre ou toda oferta, sites blindados contra furto.
Só click ao lado direito se tiver certeza que deseja comprar.


 pagamento: MERCADO PAGO  VIA CARTÃO DE CREDITO OU BOLETO AO LADO direito da sua tela.  
Cuidado com a quantidade descrita no botão, compre corretamente.


URUCUM 20- 20GRAMAS aproximadamente 600sementes
Cor: Vermelho
Preço: 21,50
Envio: gratuito, carta registrada.
Carta registrada contendo 02 unidade com 20gramas. OU SEJA,  pague por 600 sementes e receba 1200 sementes, que poderá usar por três meses, iniciando-se ao uso de Urucum.
Para comprar 20 Gramas basta clicar ao lado em URUCUM20.
1)Ao efetuar o pagamento através de cartão ou boleto bancario, com site blindado do mercadopago.
2) O mercado entrará em contato conosco;
3) Enviaremos um email ao cliente solicitando endereço de envio;
4) enviamos ao endereço que o cliente fornecer, carta registrada gratuita; 
5) caso o cliente não seja encontrado, uma postagem de reenvio é cobrada a taxa de 8,00.
6) Após o cliente receber pedimos que avise-nos através de email;
8) Assim estamos disponiveis aqui sempre com as informações no blog.
9) Garantimos que enviamos o produto.
contato para outras informações: pergunte orquideana@bol.com.br 

Urucum antes após colheita
As sementes de URUCUM – Colorau – são naturais.


Podem ser plantadas ou servem para remédios caseiros, estas sementes não devem ser guardadas por muito tempo, porque não contem conservantes, agrotóxicos e outros. Aconselha-se usar nos proximos 120dias* se seguir Como conservar o urucum da vovó pode usar até muito mais tempo, passando de um ano de validade.
SABERÁ QUE O URUCUM ESTRAGOU SE ELE FICAR MARROM ESCURO, ISSO OCORRE SE DEIXADO EM LOCAL QUENTE OU QUE TENHA MUITA LUZ SOLAR.


SEMENTES 100% natural.

PAGAMENTO APENAS POR CARTÃO DE CRÉDITO.
* COISAS DA VOVÓ as super DICAS:
Antigamente não havia geladeira.
Então guardavamos até por mais de um ano o Urucum.
Faziamos a colheita.
A limpeza,
O banho de sol rapido,
Depois colocavamos em garrafas de vidro escuras, aquelas de cerveja.
Garrafas de vinho vazias, lavadas e passadas alcool dentro.
Espere secar,
Enxa de Urucum até em cima.
Tampe com uma rolha.
Se quiser colocar em garrafinhas pequenas fica bom, pode ir retirando para o consumo diario.
Pode guardar por até 1 ano e meio,
conforme for usando, deixe sempre guardado em local escuro e seco, não usavamos geladeira em 1950, 1960 ainda não havia chegado geladeira no sitio, então desde pequena aprendi a manter alimentos... poucos tinham essa novidade.
Essa foi a dica da vovó lurdinha.


** Receita de Frango.
FRANGADA COM PEQUI

100 gramas de cebola ralada
04 dentes grande de alho triturados
100 gramas de lingüiça calabresa em rodelas
100 gramas de bacon em fatias finas
02 tomates cortados em cubos
02 rodelas de gengibre amassada
100 gramas salsa verde picada
01 pitada de sal generosa
04 pequi lavados
01 pitada de açafrão
10 sementes inteiras de Urucum
01 litro de arroz lavado e escorrido

Modo de preparar:
Vamos começar a fazer a frangada, que delicia de comida, essa engorda, essa malvada. Colocar em uma panela grande o bacon a dourar, após acrescente o frango para a fritar.

Na panela de Ferro, de preferência com colher de pau, coloque um fiozaço de Azeite ou seja 30ml e Adicione a cebola, urucum e o alho e deixe pegar uma cor, porque nesta vida tudo tem que ter mais amor. .. Após começar soltar soltar a cor do urucum retire as sementes e acrescente o restante dos ingredientes e mexa delicadamente, por favor de perto do fogão não se ausente. Sempre fico um 10 minutos mexendo e presente

E refogue tudo até o frango ficar com aspecto de macio, macio não tem nada ver com frango frio.
Então acrescente o arroz lavado, não esqueça de mexê-lo encorpando ao frango dourado. Cubra com dois litros de água quente. E sinta aquele cheiro, bem contente.
E deixe cozinhar. Aos poucos sempre a olhar.
Assim se aprende a cozinhar, com um eterno palavrear. Se começar pode gostar, de fazer receitas e degustar. Coloque mais um pouco de água se ainda estiver com arroz durinho. E testando seu arroz, mais no fim tudo vai dar certinho..

Olá, essa base de fritar o urucum junto com tempero antes de fazer qualquer alimento pode ser feito ao tempero de feijão, ao arroz e muitos outros alimentos, só não esqueça de tirar as sementes porque elas não são aconselhavéis a comer. Pode ser usado no dia-a-dia não tem contraindicação nos temperos de alimentos.

O uso das sementes é melhor que o usar as folhas. 
no orkut temos a comunidade Sementes de Urucum com muitas receitas e informações. 





Um comentário:

Anônimo disse...

sou ipertença.eu posso usar as sementes do urucun?